sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Projeto autoeducação - Diário de bordo

Já há alguns anos tenho um projeto pessoal de exercitar a auto educação. Não há condições, nas atuais circunstâncias, de confiar a sua consciência para ninguém. O exercício intelectual se torna, nos dias de hoje, um exercício de liberdade, a última liberdade que nos resta, e uma luta constante. O pouco que pude ver na universidade era recheado de propaganda esquerdista. A sorte, talvez, foi que os livros de cálculo ainda não eram (tão) contaminados pelas ideologias e pude passar pelo curso de engenharia sem muitas sequelas. Se Aristóteles dizia que a inteligência deve ser exercitada com moderação e constância, vamos em frente, devagar e sempre. Comecei a escrever esse blog para colocar algumas ideias no lugar, mas acho que agora ele pode se tornar um instrumento mais ativo de organização das minhas atividades, que estão muito dispersas. 

Vamos organizar:

Leituras

A primeira providência que tomei foi ler: "A vida intelectual, A. D.Sertillanges", cujos conselhos venho tentando aplicar em minha vida. Reuni algumas indicações e começo a esboçar um roteiro, que pretendo ir depurando com o passar do tempo. Preferi começar pela proposta de Olavo de Carvalho, que certa vez sugeriu a um de seus alunos a seguinte lista, para começar:

1 - Otto Maria Carpeaux, História da Literatura Ocidental (leia pela ordem, anotando cada autor importante citado e fazendo a lista dos livros que vai ler pelos próximos dez anos).
2 - Frederick Copleston, A History of Philosophy (idem)
3 - Eric Voegelin, Autobiographical Reflections (idem)
4 - Georges Gusgorf, Introduction aux Sciences Humaines
5 - Seyyed Hossein Nasr, Knowledge and the Sacred
6 - Max Friedländer, On Art and Connoiseurship
7 - Pitirim A. Sorokin, Novas Teorias Sociológicas
8 - Leo Strauss and Joseph Cropsey, History of Political Philosophy
9 - Otto Maria Carpeaux, Uma nova história da Música.

Comecei pelo princípio, já fiz minha listinha dos gregos, mas parei por aí...

Em paralelo, continuarei outras leituras de assuntos de meu interesse, que aos poucos irão se imiscuindo nos estudos de filosofia, arte, literatura e sociologia.

1 - A Bíblia, começando pelo Novo Testamento
2 - O Catecismo da Igreja Católica
3 - A doutrina social da Igreja
4 - A história da Igreja

Sobre a Bíblia, além das leituras meditadas, liturgias, salmos, é bom ler alguns livros para se ter ideia do todo. Por exemplo, já li o Evangelho de Marcos do início ao fim. Às vezes temos uma noção melhor do desenrolar dos acontecimentos do que lendo "picado".

Línguas

Além de ler bem português e inglês(com algum sofrimento), pretendo avançar no francês(começando do zero).


Música

O curso de música litúrgica no ITF de Petrópolis está me ajudando a desenvolver uma sensibilidade artística diferente.

Espero que registrar a jornada no blog me ajude a organizá-la e direcioná-la, além de compartilhar com os leitores e colher suas críticas e sugestões. Já é um começo.

Que o Espírito Santo nos ilumine!




Nenhum comentário:

Postar um comentário